
STAR WARS: HOLIDAY SPECIAL

Existe um filme inédito de Star Wars. Em 1978, depois do sucesso do primeiro filme lançado da saga Star Wars, George Lucas Fez um filme para a televisão chamado "Star Wars: Holiday Special".
O especial foi uma oportunidade única para ver mais um pouco do universo que conhecemos em Guerra nas Estrelas (sim, a saga nessa época ainda levava seu nome traduzido) e tem um valor nostálgico. Mas, vamos ser sinceros, a coisa é dura de engolir. E se transformou num esqueleto não só para Star Wars, como também para Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill e George Lucas em pessoa. Considerado tão ruim
que chega a ser bom, qualidade dos trashs de raiz, o especial, exibido uma única vez e jamais lançado oficialmente em qualquer formato, transformou-se imediatamente em ícone cultuado pelos fãs.
Claro que hoje em dia, em tempos de YouTube, cópias e mais cópias não autorizadas do programa passeiam pela Internet, ao alcance de qualquer pessoa que queira ver a que ponto chega a ânsia de Hollywood de ganhar algum dinheiro com uma marca conhecida. Como George Lucas comentou em uma entrevista, o especial é algo que aconteceu e os envolvidos têm de viver com isso. Algo como aquilo que você fez no colégio. Ou naquela festinha de final de ano da empresa.
Exibido originalmente em 17 de novembro de 1978 nos Estados Unidos, o especial é visto como cafona e um demérito ao universo criado por Lucas. Oficialmente, o programa se chama The Star Wars Holiday Special, sem nenhuma ligação com o Natal, seja no título ou no roteiro. A exibição original, na verdade, está mais próxima do Dia de Ação de Graças, um feriado de grande importância nos Estados Unidos e ignorado por aqui.
O objetivo da estratégia - ceder o uso dos personagens para um programa de TV - era manter Star Wars vivo na mente do público, numa época em que as seqüências não podiam contar com o lançamento do vídeo ou DVD para aquecer os fãs até o próximo capítulo chegar às telas. Envolvido na produção de O Império Contra Ataca, George Lucas aprovou o especial e escreveu o roteiro básico do programa. Como toda produção, entretanto, o roteiro passou por várias mudanças, creditadas aos infames produtores Ken e Mitzie Welch. Assim, o primeiro filme derivado de Star Wars foi adiante, custando mais de um milhão de dólares para ser feito, o que o tornou um dos programas mais caros da TV na época. Originalmente, a direção estava a cargo de David Acomba, um amigo de universidade de Lucas. Após dirigir apenas uma seqüência, no entanto, Acomba foi demitido por "diferenças criativas", jargão hollywoodiano para "não concordamos em nada e a briga está para chegar às vias de fato" e os produtores colocaram Steve Binder na direção.
Veja abaixo o filme completo!
VEJA TAMBÉM
Gostou? Compartilhe esta matéria



